domingo, 27 de junho de 2010

Medo da solidão

É comum ouvirmos as pessoas confessando o sentimento de algum tipo de medo. Seja medo de ficar só, medo da morte, medo da solidão e outros mais.
Dentre as várias nuanças do medo, vamos destacar o medo da solidão, que é muito comum na sociedade hodierna.

Diz um grande pensador, que "a solidão do homem da metrópole não é a solidão que o rodeia, mas a solidão que o habita."


Há pessoas que se sentem sós mesmo estando rodeadas de gente. Por essa razão, percebemos que o problema não é externo, mas da intimidade do ser.


E por que é que se sente só, mesmo não se estando a sós?


Talvez a solidão se instale na alma porque encontre nela um vazio propício a agasalhá-la. Se não houvesse espaço, é bem possível que ela ali não fizesse morada.


Mas, afinal, como é que podemos preencher esse vazio e espantar a solidão?


A fórmula é bem simples. É tão simples que talvez por isso mesmo ninguém acredite na sua eficácia.


Há quase dois milênios ouvimos falar dela, portanto não se trata de nenhuma descoberta recente.


Estamos falando da caridade, como a prescreveu Jesus.


Se abandonássemos o nosso estreito mundo, e buscássemos o contato com nossos irmãos carentes e infelizes, por certo preencheríamos o vazio em nossa intimidade, de tal forma, que a solidão não encontraria ali espaço para se acomodar, embora tentasse.


E isso acontece de forma tão natural que, ao nos envolvermos com os sofrimentos alheios, tentando aliviá-los, esquecemos de nós mesmos e isso causa uma satisfação muito salutar.


Quem ainda não experimentou essa terapia, tente.


Vale a pena! E não custa nada, a não ser o investimento da vontade firme e da disposição de vencer a solidão.


E nesse caso, o campo é muito vasto. É fácil encontrar alguém que precise de você.


Seja um doente solitário num hospital, uma criança num orfanato, uma pessoa idosa abandonada pela família, uma mãe que precise de ajuda para cuidar dos filhos, um pai desesperado com os filhos cuja mãe faleceu, um estômago vazio para saciar, um corpo tiritando de frio para agasalhar, e assim por diante...


Não é outra a razão pela qual Jesus recomendou o amor ao próximo como condição para quem deseja conquistar o reino dos céus que, como Ele mesmo afirmou, está dentro de cada um de nós.


Pense nisso!


Se você está triste porque perdeu seu amor, lembre-se que há tantos que não têm um amor para perder.


Se você está triste porque ninguém o ama, lembre-se que o amor é para ser ofertado e não para ser exigido.

Se para você a vida não tem sentido, oferte-a a alguém, dedicando-se aos infelizes que lutam por um minuto a mais de existência física.

E se lhe faltam as forças necessárias para lutar contra a solidão, abra o seu coração ao Divino Pastor e peça-Lhe para que o ajude nessa empreitada.






Lembre-se sempre que foi o próprio Cristo que assegurou: "aquele que vier a mim, de forma alguma eu lançarei fora".




Autor:
Equipe de Redação do Momento Espírita.






Curiosidades - Saiba o que destrói o amor

Especialistas relacionam nove tipos de comportamentos que podem levar uma relação ao fracasso



Todo casal já brigou por causa de dinheiro ou de ciúme. Assim como crises sexuais e divergências geradas por visões de mundo distintas são comuns. Brigas e discussões fazem parte – e, se não acontecem, é um indício de que algo vai mal. Uma união deixa de ser saudável quando o que seria uma crise normal se torna uma constante. Um casal que compete agressivamente entre si, por exemplo, vive uma relação doentia. É o que o psicólogo argentino Bernardo Stamateas chama de “relação tóxica”. Ele reuniu em livro os nove tipos de relação que considera maléficos ao casal.



Em “Paixões Tóxicas”, recém-lançado no Brasil (editora Academia), Stamateas mostra como esses modelos de união geram desgastes que podem levar ao divórcio. E oferece possíveis saídas para quem vive um relacionamento com essas características. “Uma simples crise vira uma relação tóxica quando ela não é resolvida e passa a se repetir”, diz o autor.



Em uma relação assim, as duas partes se acusam entre si e buscam culpados para o problema. Segundo o autor, eles vão atrás de ajuda profissional muito mais para confirmar que seus pontos de vista são os corretos do que para encontrar uma solução. A relação está tão contaminada que ambos só querem ter razão. Para o psicólogo, não há receita de sucesso para uma união. Uma coisa, no entanto, ele garante: o bom humor é ingrediente básico para um casamento saudável. “A falta de senso de humor é certamente uma das maiores inimigas de um casal”, defende.



A seguir, conheça os nove modelos de relacionamento fadados ao fracasso:



1 -Humilhando o parceiro

Um desmerece o outro o tempo todo nas “relações de desqualificação”

O parceiro que sempre diminui e desqualifica o outro, inclusive na frente das demais pessoas, está buscando um culpado para os seus problemas. “Ninguém é só defeitos. Além disso, se você escolheu aquela pessoa para dividir a vida, é porque certamente viu qualidades em um primeiro momento”, alerta o psicólogo Bernardo Stamateas. Portanto, faça um resgate dessas qualidades. E não se esqueça de assumir a sua parcela de responsabilidade nas coisas. Não aponte o dedo em busca de culpados.



2 -Solidão a dois

São as “relações de estancamento”, ou seja, quando reinam a indiferença e a falta de diálogo

Sabe aquele casal que está há tanto tempo junto que nem lembra mais por que se casou? Eles estão estancados. Uma vida tediosa, vivida em nome dos filhos e da convenção social. “São aqueles casais que não estão bem, mas também não estão ‘tão mal assim’ a ponto de querer mudar”, explica Stamateas. Esperam que a paixão inicial se reacenda um dia. Mas só esperam, não fazem nada para que isso aconteça. Segundo o psicólogo Ailton Amélio, especialista em relacionamentos afetivos, as relações de estancamento são, hoje, a maior causa das separações. “Mais do que as abaladas pela infidelidade”, garante ele, autor do livro “Para Viver um Grande Amor” (editora Gente). Para sair dessa estagnação, Stamateas aconselha: reative os sentidos. “Escute o seu parceiro, olhe mais para ele e diga o que você está sentindo”, diz. E não espere pelo movimento do outro. Tome a iniciativa.



3 -Papéis sociais em conflito

Nas “relações dos modelos culturais”, o choque existe quando a expectativa é diferente da realidade

Homens e mulheres ainda assumem papéis sociais baseados naquilo que a sociedade e a família esperam de cada gênero. Os exemplos clássicos são o do macho provedor e o da mulher dedicada aos filhos e ao lar. Na hora em que duas pessoas com históricos diferentes se juntam, o conflito naturalmente acontece. Quando o modelo de um fere os princípios do outro, aí a união se torna um problema. Para tentar entender por que o outro se comporta dessa forma, é preciso enxergar o contexto no qual ele foi criado, aconselha Stamateas. “Questione-se sempre: quais são os padrões familiares que nos acompanham?”, diz. E, a partir disso, proponha mudanças. Uma mulher que trabalha fora e carrega todas as tarefas de casa nas costas, por exemplo, deve convocar o marido para também realizar os afazeres domésticos. “Uma família é uma equipe. Todo mundo deve ajudar a fazer tudo”, afirma o psicólogo.



4 Quando dinheiro é o problema

Nas “relações das crises financeiras”, até a vida sexual pode ser afetada

Brigar por dinheiro vira uma questão tóxica quando se estabelece uma relação de poder – quem ganha mais se sente no direito de controlar a vida do outro. “É mais problemático ainda quando é a mulher que ganha mais. Isso gera até problemas sexuais para o casal”, constata a psicóloga Silvia Aguilar. A questão financeira também faz mal à saúde do casamento quando as duas partes não conseguem chegar a um acordo sobre como o dinheiro deve ser gasto. “Nesses casos, o relacionamento vai bem do dia 1º ao dia 15 e mal no resto do mês”, brinca o Stamateas. Os mitos do dinheiro, como os do sexo, também só atrapalham. “Achar que ganhar mais ou gastar menos vai resolver a questão é uma lenda”, diz ele. “O equilíbrio financeiro deve ser obtido com sabedoria, a partir de muito diálogo.”



5 Sob controle total

As “relações de possessividade” são marcadas pelo ciúme

Quem vive um relacionamento assim tem a sensação de que está sempre em um detector de mentiras. “Onde você estava? Com quem?” são perguntas comuns nesse tipo de união. O controlador também checa tudo do parceiro: e-mails, carteira, bolsos. Esse tipo de união é das mais tóxicas, sobretudo quando a pessoa controlada acha que possessão é manifestação de amor. O controlador é inseguro por natureza, teme ser passado para trás. É ciumento e manipulador. Os primeiros sinais de ciúme e possessão surgem no começo do namoro. “Por isso digo que o primeiro princípio para uma relação bem-sucedida é escolher bem o parceiro”, ressalta Ailton Amélio. Mas, se pessoa mergulhou numa relação dessas e a situação se tornou insuportável, é preciso reagir. “Ela precisa lembrar que é livre, capaz e cheia de projetos próprios. E precisa saber dizer não”, diz Stamateas.



6 Comportamento sexual inadequado

Nas “relações da sexualidade tóxica”, o sexo não é vivido de forma saudável

Mulheres que trocam sexo por afe­to e homens que justificam traições múltiplas porque “é instintivo” são exemplos de comportamentos sexuais tóxicos. Obrigar o outro a fazer coisas que ele não quer, idem. “É muito comum ver no meu consultório mulheres que se submetem ao desejo do outro sem ter vontade só por medo de perdê-lo”, conta Silvia. “Isso faz com que ela passe a temer o sexo.” Dos nove tipos de relacionamentos “ruins” citados por Stamateas, o da sexualidade tóxica é o que mais envolve mitos – e um dos maiores motivos para a busca de terapia. Para não ser intoxicado por esse tipo de relação, fuja dos mitos, pare de medir a satisfação alheia e fale sobre o tema com o outro.



7 Amor competitivo

O casal disputa tudo e todos nas “relações de competitividade”

“Eu ganho mais que você, tenho mais amigos e estou bem mais em forma!” Em um relacionamento no qual há competição, o segundo passo é um querer boicotar o outro. Esquecer datas importantes, desautorizar o cônjuge na frente dos filhos, perder a hora quando o outro precisa de ajuda e gastar dinheiro que havia sido poupado para um projeto em comum são alguns exemplos de boicote do “amor competitivo”. Segundo Silvia, terapeuta de casais, os casamentos estão cada vez mais individualistas. “É cada um por si, como se fossem dois amigos bem-sucedidos vivendo juntos e que, de vez em quando, fazem sexo e saem para jantar”, diz. Não ter sonhos e projetos em comum pode levar à relação de competitividade. “Casais inteligentes que se ajudam mutuamente não entram em disputa. Sabem qual é o sonho do outro e o ajudam a realizá-lo”, resume Stamateas.



8 Traição, caminho rápido para o fim

As “relações de infidelidade” resultam em perda de confiança, o que deteriora o relacionamento

Este, de acordo com os especialistas, é um dos relacionamentos tóxicos mais difíceis de ser superado. “Ninguém está preparado para enfrentar uma frustração como essa. Por isso muita gente até finge que não vê a traição, para não ter que enfrentar o sofrimento”, explica Silvia. “O problema é que isso vira um bicho-papão dentro de um armário, mexe com a autoestima, com a confiança, e a relação vai se deteriorando.” Quem é traído passa pelo seguinte processo: desilusão, desconfiança, controle do outro, perda da capacidade de amar e sentimento de rejeição e abandono. A pessoa tende a buscar a culpa em si própria – “fui eu que fiz alguma coisa errada?” – ou nos outros – “minha vida estava tão perfeita com ele! Deve ter sido bruxaria de alguém!” Evitar a traição é, para Stamateas, o melhor caminho. “Veja o que está faltando no seu casamento e procure resolver”, aconselha. Mas, se acontecer, os dois precisam estar dispostos a reinvestir no matrimônio.



9 A agressão é a tônica

Nas “relações de emoções explosivas”, os casais se agridem o tempo todo

Quando o hábito de brigar virou uma constante e acontece em qualquer ocasião, mau sinal: a toxidade tomou conta. Especialmente quando uma parte se sente vítima das ofensas do outro e passa a guardar rancor. “Quem vive uma raiva silenciosa vai querer vingança em algum momento”, ressalta Stamateas. A relação de emoções explosivas acontece, em geral, com pessoas inseguras que querem manter o controle sobre a outra. “Ninguém foi criado para ser maltratado. Não se acostume a viver assim nem responda na mesma moeda”, aconselha o psicólogo.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um novo amanhecer


A vida sempre nos surpreende com acontecimentos alegres ou tristes.

Muitas vezes, é como se o chão nos faltasse.
Em outros momentos, o céu parece tão perto.

Muitos acontecimentos nos estimulam a cultivar a esperança.
E tantos outros nos enfraquecem.


Em um instante, o sol brilha intensamente.


Em seguida, as nuvens parecem sombrias demais.


Numa curva a felicidade se apresenta.
E depois vai embora, sem nem avisar.

Lágrimas e sorrisos se alternam em nosso rosto.
Realidade e ilusão nos envolvem.


A vontade de desistir demonstra a sua força.
Mas a perseverança para continuar também se apresenta.


Momentos de solidão ocorrem.


Assim como, momentos de intensa confraternização.


A dúvida se mostra persistente
E a reflexão se faz necessária.

Fugir parece a solução.
Mas enfrentar demonstra amadurecimento.

Sentir medo não é fraqueza.
Fraqueza é desistir de acreditar em si próprio

Sofrer com a derrota não é a melhor opção.
Mas aprender a lição sim.

Não importam os espinhos que temos que atravessar
Buscar a evolução espiritual é o melhor caminho.

Ir ao chão muitas vezes não é o fim.
Pode ser apenas o recomeço.


Reconhecer um erro não é vergonha.
Mas guardar mágoas no coração é um atentado a própria existência.
Temer as trevas não é proibido.

Mas acreditar na proteção divina é sabedoria.
Deixar de usar a razão não é loucura.
Insanidade é ocultar a emoção.

Amar é maravilhoso.
E procurar amar a todos que encontrar é um gesto sublime.
Compreender que os problemas nos ajudam a crescer.

E abandonar a revolta nos ajuda nesse crescimento.
Praticar a solidariedade não apenas com coisas materiais.
Mas principalmente nos pequenos e simples gestos da vida.

Compreender que o tempo passa.

E desenvolver a paciência enquanto ele está passando.
Ficar triste e pensativo em muitos momentos.

Mas não eternizar o luto.

Fazer amigos não apenas por fazer.
Mas sim, fazer companheiros de jornada.
Chorar quando necessário.

E também lavar a alma com boas gargalhadas.
Permitir que a alegria se aproxime.
E também, os momentos de reflexão.

Compreender que muitas pessoas deixaram de caminhar ao nosso lado.
Mas jamais estaremos sozinhos.

Confiar

E não deixar de acreditar.
Porque um novo amanhecer sempre ocorrerá...


Sônia Carvalho



sábado, 5 de junho de 2010

Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra coisa é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia.



Paulo Coelho

Evolução é sempre um passo à frente...


E, quando damos um passo para trás, o preço é alto e o coração sofre.


Porém, sempre é tempo de recomeçar e se renovar, olhando para frente e caminhando, para devolver ao coração o que foi perdido.


E, às vezes, é preciso amadurecer para se perceber isso.

E isso pode ser pela dor (que pode ser física, moral ou espiritual), ou pelo discernimento. Mas, o mais importante é refletir e ver por onde se perdeu... E dar a volta por cima, vencendo a si mesmo.


A Luz é um presente. E é a coisa mais preciosa de todas.

Mas, para aguentá-la, é preciso ser forte. E assim é também com o amor, que só é grande se o coração for forte.


A mesma coisa vale para os relacionamentos. Não basta só gostar, é preciso lutar e valorizar o presente de alguém de Luz junto de nossa jornada... E bem poucos compreendem isso.


É preciso dar um passo à frente...


E, para quem antes deu um passo para trás, agora é necessário correr, para recuperar o tempo perdido (tendo que dar dois passos para frente).


Por isso, é preciso mais força e empenho na direção do que é justo e claro.


O que importa é que todo dia é chance de recomeço.


Esse é um mundo lindo, mas com uma humanidade bem estranha. É só olhar e ver como as pessoas estão loucas e vazias, escorando-se só no dinheiro e nas posses físicas, ou mesmo no porte e idade do corpo físico, ou ainda, em prazeres e emoções pesadas demais.


Feliz daquele que consegue vencer essa pasmaceira geral, verdadeira hipnose consciencial, e vai além da mesmice... Honrando seu coração e sua luz.


Tudo de bom para você*.


Paz e Luz.
- Wagner Borges –

Loucos pela Vida





Rio do vazio que se forma a minha volta,
pois decidi pela estrada da vida, ainda que torta,
é melhor seguir a vida, que a procissão de gente morta.


E assim, faço das minhas desilusões, trampolins para a vitória,
ainda que demore, ainda que a noite seja mais escura,
a minha ambição é tão simples e tão pura:
“ser feliz com o que eu já conquistei”,
como o pequeno príncipe, possuir a flor,
para viver de alegria e amor.


Por isso, a solidão não me assuta, me faz mais solidário,
e na solidariedade, a miséria de quem tem menos,
me faz sentir rico, livre de doenças e venenos.


Quando nos isolamos, temos medo de tudo,
das pessoas, das emoções, dos nossos desejos,
e quem vive sem um sonho, sem um beijo,
passa pela vida, como folha caida…


Ah! não tenha medo do insondável,
nem se preocupe demais com o futuro, que pode nem chegar,
antes, faça das suas lembranças,
escada para o dia de hoje,
tão desejado,
tão cheio de oportunidades,
que em 24 horas não cabe a sua felicidade.


Então, eu te desejo, na simplicidade,
que você se encontre, se ache, se ame,
e seremos dois loucos cheios de poesia,
a andar pelas ruas da vida,
com aquela estranha certeza de que podemos tudo,
que por alguns instantes, somos os donos do mundo!


Chorar pra quê?


A vida é bela, mesmo sem uma fita amarela.


Aproveite o dia!


Paulo Roberto Gaefke

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Café da manhã no McDonald's (estava na net)






Esta é uma bela história e é também uma história real.


Sou mãe de três crianças (14, 12 e 3 anos) e recentemente terminei a minha faculdade.


A última aula que assisti foi de sociologia....


O professor dava as aulas de uma maneira inspiradora, de uma maneira que eu gostaria que todos os seres humanos também pudessem ser.


O último projeto do curso era simplesmente chamado "Sorrir"...


A classe foi orientada a sair e sorrir para três estranhos e documentar suas reações...

Sou uma pessoa bastante amigável e normalmente sorrio para todos e digo oi de qualquer forma. Então, achei que isto seria muito tranquilo para mim...





Após o trabalho ser passado para nós, fui com meu marido e com o mais novo de meus filhos numa manhã fria de Março ao McDonald's.





Foi apenas uma maneira de passarmos um tempo agradável com o nosso filho...

Estávamos esperando na fila para sermos atendidos, quando de repente todos ao nosso redor começaram a ir para trás, e então o meu marido também fez o mesmo...

Não me movi um centímetro... Um sentimento arrebatador de pânico tomou conta de mim, e me virei para ver a razão pela qual todos se afastaram...

Quando me virei, senti um cheiro muito forte de uma pessoa que não toma banho há muitos dias, e lá estava na fila dois pobres sem-teto.


Quando eu olhei ao pobre coitado, próximo a mim, ele estava "sorrindo"...


Seus olhos azuis estavam cheios da Luz de Deus, pois ele estava buscando apenas aceitação...


Ele disse, Bom dia!, enquanto contava as poucas moedas que ele tinha amealhado...


O segundo homem tremia suas mãos, e ficou atrás de seu amigo... Eu percebi que o segundo homem tinha problemas mentais e o senhor de olhos azuis era sua salvação..


Eu segurei minhas lágrimas, enquanto estava lá, parada, olhando para os dois...


A jovem mulher no balcão perguntou-os o que eles queriam...


Ele disse, "Café já está bom, por favor...", pois era tudo o que eles podiam comprar com as poucas moedas que possuiam... (Se eles quisessem apenas se sentar no restaurante para se esquentar naquela fria manhã de março, deveriam comprar algo. Ele apenas queria se esquentar)...


Então eu realmente sucumbi àquele momento, quase abraçando o pequeno senhor de olhos azuis...


Foi aí que notei que todos os olhos no restaurante estavam sobre mim, julgando cada pequena ação minha...


Eu sorri e pedi à moça no balcão que me desse mais duas refeições de café da manhã em uma bandeja separada...


Então, olhei em volta e vi a mesa em que os dois homens se sentaram para descansar... Coloquei a bandeja na mesa e coloquei minha mão sobre a mão do senhor de olhos azuis...


Ele olhou para mim, com lágrimas nos olhos e me disse, "Obrigado!!"


Eu me inclinei, acariciei sua mão e disse "Não fui eu quem fiz isto por você, Deus está aqui trabalhando através de mim para dar a você esperança!!"


Comecei a chorar enquanto me afastava deles para sentar com meu marido e meu filho... Quando eu me sentei, meu marido sorriu para mim e me disse, "Esta é a razão pela qual Deus me deu você, querida, para que eu pudesse ter esperança!!"...

Seguramos nossas mãos por um momento, e sabíamos que pudemos dar aos outros hoje algo pois Deus nos tem dado muito.....


Nós não vamos muito à Igreja, porém acreditamos em Deus...


Aquele dia, me foi mostrada a Luz do Doce Amor de Deus...


Retornei à aula na faculdade, na última noite de aula, com esta história em minhas mãos.


Eu entreguei "meu projeto" ao professor e ele o leu...


E então, ele me perguntou: "Posso dividir isto com a classe?"


Eu consenti enquanto ele chamava a atenção da classe para o assunto...


Ele começou a ler o projeto para a classe e aí percebi que como seres humanos e como partes de Deus nós dividimos esta necessidade de curarmos pessoas e de sermos curados...


Do meu jeito, eu consegui tocar algumas pessoas no McDonald's, meu filho e o professor, e cada alma que dividia a classe comigo na última noite que passei como estudante universitária...


Eu me graduei com uma das maiores lições que certamente aprenderei:


ACEITAÇÃO INCONDICIONAL.


Que muito amor e muita compaixão seja enviada a todos que lerem esta mensagem e aprenderem a:


AMAR AS PESSOAS E USAR AS COISAS


E NÃO AMAR AS COISAS E USAR AS PESSOAS...


Um anjo foi enviado para assistir você..


Para que este anjo posso trabalhar, envie isto para pessoas que também precisam de anjos em suas vidas.


Um Anjo escreveu:


Muitas pessoas entrarão e sairão de sua vida, mas apenas os verdadeiros amigos deixarão pegadas em seu coração.


Para se controlar, use sua mente...


Para controlar os outros, use seu coração...


Deus dá a cada pássaro seu alimento, mas Ele não joga nenhum alimento em seus ninhos...


Envie para seus amigos para que eles também possam compartilhar e refletir sobre esta mensagem que hoje você recebeu e que certamente tocou seu coração...


UMA EXCELENTE SEMANA...


QUE DEUS ESTEJA PRESENTE EM SEUS CORAÇÕES!!!

Age no bem


Age no Bem


e entrega os resultados a Deus, que nos garantirá sempre o melhor.

twitter

http://twitter.com/ biavalemuito